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O que faz um Planejamento Estratégico ser eficiente de verdade?

‌Dando sequencia as nossa publicações relativas a Transformação Digital e nossos passos, nesta vamos falar de Planejamento Estratégico: "O que faz um Planejamento Estratégico ser eficiente de verdade?
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Nos artigos anteriores falamos sobre:
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  • Você sabe o real significado da Transformação Digital?,
  • Conhecimento também precisa de Gestão,
  • Business Intelligence
  • Gestão de Processos: o caminho certo para o crescimento de uma empresa. 
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‌Por Priscila Werner
‌
Todo planejamento é uma boa oportunidade para promover a reflexão.
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Planejar, em teoria, é simples: nada mais é do que criar um plano para alcançar determinado objetivo.
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A estratégia é como uma “arte” para exploração do melhor caminho para chegar até meta definida.
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Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada.

‌Nós realizamos o planejamento estratégico da nossa empresa todo ano. O planejamento diz para todos os nossos colaboradores onde estamos, para onde queremos ir, o que devemos fazer para chegar lá, e qual a contribuição de cada um para isso acontecer.


O grande desafio desse processo é fazer com que os objetivos estratégicos definidos pela presidência e alta gestão sejam desdobrados em metas para todas as áreas. Elas precisam chegar até a base, envolvendo e engajando todos os colaboradores e fazendo com que eles entendam o caminho que devem percorrer, dia a dia, ao longo do(s) anos(s).

Outro grande desafio sempre foi fazer o acompanhamento periódico da evolução desses objetivos. A intenção é garantir que não tenham desvios ao longo do caminho, mas caso tenham, que sejam redirecionados rapidamente, antes de levar a empresa para um local diferente do idealizado.
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O problema é que depois de tudo pronto e idealizado, o dia a dia nos consome, os imprevistos acontecem, os incêndios precisam ser apagados e muitas vezes acabamos trocando o importante pelo urgente.

‌Víamos também que nem todas as pessoas estavam seguindo na mesma direção, e a grande periodicidade do acompanhamento tornava o ajuste do desvio de rota muito difícil e, com isso, chegávamos ao final do ano sem conseguir cumprir todos os nossos objetivos.
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Era muito frustrante, apesar de fazer diversos investimentos em capacitações internas e apoios externos, chegar ao final do ano sem conseguir traduzir isso em resultados efetivos.

Nós contratamos grandes fundações, consultorias, e até trouxemos pessoas de peso de mercado para nos apoiar a seguir nossos objetivos potencializando resultados, e evitar o cenário acima.
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Apesar de muito aprendizado na teoria, vimos que na prática não existe uma receita de bolo pronta, e a maior inteligência é conseguir identificar a estratégia ideal para cada empresa, de acordo com seu porte, sua cultura, sua situação atual e seu perfil.

Após diversos anos de lições aprendidas, conseguimos estruturar um modelo que realmente transformou a empresa.

Os artigos anteriores mostraram um pouco da Transformação Digital pela qual passamos:
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  • Gestão do conhecimento que permite aumentar a qualidade da capacitação do nosso time com custos reduzidos;
  • Gamification para aumentar o envolvimento do time inteiro e potencializar os resultados;
  • Gestão de Processos que padronizaram e diminuíram nossos custos operacionais;
  • Business Intelligence para acompanhar os resultados com transparência em tempo real, além de trabalhar com melhoria contínua;
  • Gestão do Projetos que evita que os times troquem o importante pelo urgente, e consigam conciliar as atividades no dia a dia, realizando as entregas planejadas.

‌Além disso, desenvolvemos uma metodologia própria de acompanhamento e engajamento do time que fez toda a diferença para conseguirmos realmente ter os resultados desejados. Ao invés das pessoas se sentirem cobradas e ficarem resistentes, conseguimos envolvê-las e fazer todos perceberem que era a oportunidade de mostrar a sua contribuição para o todo.
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Todas essas mudanças fazem parte do nosso modelo de planejamento estratégico, que fez com que a empresa alcançasse um novo patamar de organização empresarial, definição de objetivos e alcance de resultados.
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Tudo isso com ética, transparência, e todos os colaboradores envolvidos em um clima organizacional que há muito tempo não tínhamos.
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2020 foi um ano desafiador para todas as empresas, mas para nós, foi o ano em que tivemos o nosso maior percentual de objetivos estratégicos alcançados, com dados confiáveis e disponíveis em tempo real para toda a empresa.
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Esperamos que essa série de artigos tenham ajudado você e/ou sua empresa a ampliar a visão sobre como aplicar a Transformação Digital! Se você também quer traçar um planejamento estratégico pleno, realmente eficiente, como fizemos aqui na empresa, pode deixar sua mensagem e falar conosco.

Autor: Priscila Werner

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