web
Você está offline. Esta é uma versão somente leitura da página.
close
Pular para o conteúdo principal
Logo Siplan EPP
  • Página Inicial
  • Portfólio
    • Portfólio
    • Diagnóstico - Encontrando a Solução
    • Planejamento Estratégico
    • Gestão de Processos
    • Gestão de Projetos
    • Gestão do Conhecimento
    • Gamification
    • BI - Business Intelligence
    • Acompanhamento periódico e Auditorias
    • Implantação de Escritório de Projetos e Processos
    • RPA - Automação de Processos Robóticos
    • Desenvolvimento de aplicações com Power Platform
    • Implantação de Ferramentas Microsoft
  • Demonstração
  • Blog
  • Sobre nós
    • Sobre nós
    • Contato
  • Entrar
  • Página Inicial
  • Blog
  • Como ter sucesso na implantação de Gestão de Processos?

Como ter sucesso na implantação de Gestão de Processos?

‌Na semana passada publicamos um arquivo sobre como nossa empresa obteve resultados positivos com a implementação do Business Intelligence para apoio à gestão e tomadas de decisão.

Essa evolução em nossa empresa, entre outras, entretanto, só foi possível devido a uma Gestão de Processos (BPM – Business Process Management) implementada paralelamente.

Já havíamos feito uma Gestão de Processos em algumas áreas de nossa empresa há alguns anos atrás, porém, fizemos como a maioria das empresas fazem; contratamos alguém para mapear e documentar os processos, alguma melhora foi sugerida no caminho, a documentação foi finalizada, arquivada em algum diretório da empresa, e todos continuaram trabalhando como sempre fizeram, sem nunca mais acessar esses documentos.

Não era isso que queríamos fazer novamente.

Identificamos alguns problemas em nossos times:
  • Falta de padrão na execução das atividades entre colaboradores diferentes;
  • Dificuldade e alto custo de capacitação de novos colaboradores;
  • Falta de formalização e mensuração confiável de informações importantes;
  • Burocratização de etapas desnecessárias;
  • Etapas manuais que poderiam ser automatizadas;
  • Ineficiência em diversas atividades do dia a dia, que geravam prazo e custo maior que deveriam.

Começamos, então, uma Gestão de Processos diferenciada, que tinha o objetivo de dar propósito ao trabalho do dia a dia dos colaboradores.


A ideia era mostrar a contribuição de cada um para o resultado final da empresa, mostrar a importância de cada atividade e, consequentemente, o impacto positivo dos aprimoramentos feitos em cada uma das tarefas do dia a dia, por menor que seja.

E graças ao Business Intelligence, essa melhora nos resultados era mensurável e podia ser acompanhada por todos da empresa, o que ajudava a fazer o time comprar a ideia, e ficar motivado em abraçar a cultura da melhoria contínua.

Queríamos fazer diferente, e fizemos!

Conseguimos fazer uma Gestão de Processos onde, ao invés de encontrarmos resistência dos times, o que é normal na implementação de um BPM, conseguimos transformar o clima da empresa em um clima colaborativo, onde as pessoas entenderam que são responsáveis pelo aprimoramento dos processos que executam, e trabalhar nessas melhorias virou algo comum do dia a dia.

Os resultados efetivos na empresa superaram nossas expectativas:
  • Eliminamos centenas de horas de trabalhos manuais na automação de processos, traduzidas em diminuição de custo operacional;
  • Implementação do Business Intelligence de maneira automatizada em 100% das informações relevantes para a saúde da nossa empresa;
  • Padronização das atividades entre todos os colaboradores. Todos agora atuam de acordo com os processos e padrões estabelecidos e documentados;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Diminuição de custo na capacitação de novos colaboradores;
  • Motivação do time em trabalhar em uma empresa que valoriza a melhoria contínua e atua no aprimoramento constante de seus processos;
  • Estruturação de processos alinhados aos objetivos estratégicos, potencializando os resultados da empresa.

A implementação do BPM – Gestão de Processos permitiu que passássemos pela pandemia com todo nosso time em Home Office, sem perder nenhuma produtividade, trabalhando como se nenhuma mudança tivesse acontecido.

 Se você quiser fazer uma Gestão de Processos que vai além da documentação, mas atua na real implementação de uma cultura de melhoria contínua, converse conosco.

‌Venha entender como conseguimos resultados tão expressivos e qual nosso diferencial.

Autor: Priscila Werner

Formulário de Contato

*
*
*
**
*

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.